Bandeira amarela é acionada para maio de 2025 e encarece a conta de luz
luz-energia-fdr-8

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (25/4) que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela, com custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O acionamento da nova bandeira ocorre em razão da transição do período chuvoso para o período seco, com a previsão de chuvas e vazões abaixo da média nas regiões dos reservatórios.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo condições favoráveis de geração, especialmente em usinas hidrelétricas. Com o fim do período úmido, no entanto, a situação mudou. A piora nas condições de armazenamento de água deve aumentar a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custos mais altos de geração.

Entenda o que muda para o consumidor Com a entrada da bandeira amarela, os consumidores sentirão um acréscimo na fatura de energia, mesmo sem alteração nas tarifas básicas. O valor extra serve como alerta sobre o aumento no custo da produção elétrica, incentivando práticas de consumo mais consciente.

A orientação da ANEEL é para que os consumidores reforcem medidas de economia, como a redução do tempo de uso de eletrodomésticos de alto consumo, apagando luzes desnecessárias e evitando o uso de equipamentos em horários de pico.

Sistema de bandeiras tarifárias Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta criada para dar mais transparência ao setor elétrico, informando mensalmente a população sobre as condições de geração de energia no país. O sistema é dividido em quatro categorias:

  • Bandeira verde: condições favoráveis, sem cobrança adicional;
  • Bandeira amarela: condições menos favoráveis, com cobrança moderada;
  • Bandeira vermelha patamar 1 e 2: condições críticas, com cobranças extras mais altas.

A expectativa é que, enquanto persistirem as condições de estiagem e maior uso de termelétricas, os consumidores mantenham atenção redobrada no uso da energia elétrica para evitar aumentos ainda mais expressivos nas próximas atualizações.

Fontes: https://www.terra.com.br https://www.gov.br/aneel

Outras notícias

IMG 001
Growatt lidera ranking global de inversores residenciais em 2024

Empresa também está entre as três maiores em inversores híbridos, segundo a S&P Global A Growatt alcançou o topo do… (continue lendo)

media
Conta de luz vai subir em agosto com bandeira vermelha nível 2, avisa ANEEL

Prepare o bolso: a conta de luz vai ficar mais cara em agosto. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)… (continue lendo)

a56a1281-9abf-4539-ad30-6a644ec81785
Brasileiros querem usar energia renovável, mas ainda falta informação!

A maioria dos brasileiros quer sair das distribuidoras tradicionais e usar energia renovável, como a solar e a eólica. Mas… (continue lendo)

images (1)
Sunova conquista classificação Prata em Sustentabilidade pela Ecovadis

Sunova conquista selo Prata em Sustentabilidade e apresenta avanços no ESG em 2024 A Sunova Solar acaba de divulgar seu… (continue lendo)

6f980f2c2ae75b3758ef42b891349bea
O aumento da conta de luz já acumula alta quatro vezes superior à inflação neste século

O peso da energia elétrica no bolso do consumidor brasileiro tem crescido drasticamente nos últimos anos, contribuindo diretamente para o… (continue lendo)

dd9f900c-612a-4d80-b9af-372b846aa769
Empresas enfrentam atrasos para conectar usinas solares em Goiás

Empresas de energia solar em Goiás estão enfrentando atrasos preocupantes para conectar novas usinas à rede da distribuidora Equatorial Goiás…. (continue lendo)