Bandeira tarifária se mantém verde para janeiro de 2025
conta-de-luz

Conta de luz segue sem custos adicionais pelo segundo mês consecutivo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária permanecerá verde em janeiro de 2025. A decisão reflete as condições favoráveis nos reservatórios das usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que atingiram 50% de armazenamento na última sexta-feira (27 de dezembro).

Condições favoráveis

As chuvas de novembro e dezembro contribuíram para a recuperação dos reservatórios, reduzindo a necessidade de acionamento de fontes mais caras, como termelétricas. Segundo Alexandre Silveira, ministro do Ministério de Minas e Energia (MME), o cenário reflete uma combinação de boas condições hídricas e o aumento da participação de fontes renováveis, como solar e eólica, no abastecimento energético do país.

“O Brasil tem batido recordes na geração de energia eólica e solar. O uso dessas matrizes renováveis impacta diretamente nesse resultado positivo que temos conseguido nos reservatórios. Para 2025, continuaremos a adotar medidas que garantam o abastecimento de energia elétrica e outros usos de água para todas as brasileiras e brasileiros”, afirmou Silveira.

Histórico e contexto

Apesar de 2024 ter sido marcado pelo pior período de estiagem registrado na história recente, conforme o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o período chuvoso trouxe alívio para as hidrelétricas, que hoje respondem por quase 50% da matriz energética brasileira.

Além das chuvas, as políticas do MME para manejo de recursos e o uso intensivo de energias renováveis foram essenciais para a manutenção da bandeira verde, que indica ausência de custos adicionais na conta de energia elétrica.


Como funcionam as bandeiras tarifárias?

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 pela ANEEL, ajusta o custo da energia elétrica de acordo com as condições de geração, utilizando as seguintes cores:

  • Verde: Sem custo adicional.
  • Amarela: Pequeno aumento na tarifa.
  • Vermelha (patamares 1 e 2): Custos adicionais significativos devido ao acionamento de fontes mais caras, como termelétricas.

O sistema busca incentivar o consumo consciente de energia, sinalizando para os consumidores o impacto das condições de geração no custo da conta mensal.

Outras notícias

noticia-site-13-01
Brasil acrescenta 43 usinas solares de geração centralizada a mais em 2024 que em 2023

Energia solar liderou a expansão com 147 novos empreendimentos e 5,63 GW instalados A matriz elétrica brasileira encerrou 2024 com… (continue lendo)

noticia 09-01
Energia solar cresce 40% em um ano e atinge 52 GW no Brasil

Setor já atraiu mais de R$ 238 bilhões em investimentos desde 2012, segundo a ABSOLAR O Brasil alcançou a marca… (continue lendo)

Nilson felix- noticia site
Consumo de energia no país deverá aumentar 3,6% em janeiro

ONS prevê 82.493 MWmed de consumo no SIN para o primeiro mês de 2025 O consumo de energia elétrica no… (continue lendo)

conta-de-luz
Bandeira tarifária se mantém verde para janeiro de 2025

Conta de luz segue sem custos adicionais pelo segundo mês consecutivo A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que… (continue lendo)

Captura de tela 2024-12-26 094909
Santa Catarina prevê economizar R$ 20 milhões com energia solar nas escolas

Estado busca sustentabilidade e economia ao implementar energia renovável em colégios estaduais O Governo de Santa Catarina e a Celesc… (continue lendo)

Captura de tela 2024-12-23 155045
Rodovias Anhanguera e Bandeirantes terão pedágios abastecidos por energia solar

Projeto visa a sustentabilidade e redução de custos operacionais em 58 unidades de consumo A CCR AutoBAn firmou um contrato… (continue lendo)