A energia solar surge como a melhor solução para enfrentar o aumento nas tarifas
Com o início do verão no próximo sábado (21), o consumo de energia elétrica tende a crescer significativamente devido ao uso intensivo de ar-condicionado, ventiladores e geladeiras, aliado às férias escolares e às festas de fim de ano. Essa alta demanda, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), pode elevar as tarifas de energia em até 8,6% no período.
O impacto no bolso
O aumento nas contas de luz é impulsionado pelo calor intenso e pela necessidade de manter os ambientes mais frescos. Muitas pessoas recorrem a dicas ineficazes e mirabolantes para tentar economizar, como desligar a geladeira à noite ou pintar o telhado de branco, mas a solução mais eficiente e sustentável está na adoção de sistemas de energia solar.
Energia solar: economia e sustentabilidade
Segundo Rodrigo Bourscheidt, a energia solar oferece uma economia imediata e previsibilidade nos custos ao longo do ano. “Os custos de aquisição e instalação atingiram recentemente o menor patamar desde que a tecnologia se popularizou, permitindo que a economia real aconteça desde o primeiro mês, mesmo com financiamento”, afirmou.
Redução nos preços da energia solar
Estudos mostram que os preços médios da energia solar caíram em todos os trimestres de 2024, comparados aos mesmos períodos de 2022:
- 5% no primeiro trimestre;
- 10% no segundo trimestre;
- 5% no terceiro trimestre.
Com a energia solar, é possível enfrentar os aumentos sazonais nas tarifas e ainda contribuir para a sustentabilidade. Este verão pode ser o momento ideal para investir na tecnologia e garantir mais tranquilidade financeira.