Objetivo do projeto é abastecer todos os prédios administrativos da capital, além de unidades de saúde, feiras e praças
A Prefeitura de Palmas (TO) inaugurou, nesta terça-feira (17), o Parque Solar Municipal, localizado no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
O objetivo do projeto é abastecer todos os prédios administrativos da capital tocantinense, além de unidades de saúde, feiras e praças públicas.
Com capacidade instalada de 8,3 MW, o parque representa uma economia média anual estimada em R$ 11,2 milhões para o município.
A fase inicial da instalação conta com 8.110 painéis solares, fruto de um investimento de R$ 24 milhões. Quando concluído, o projeto terá um total de 15.710 módulos fotovoltaicos, com previsão de gerar anualmente 12,8 milhões de kWh.
O parque ocupa uma área de 41 mil m² e inclui um sistema de carport com 1,2 mil painéis solares, instalado sobre 160 novas vagas de estacionamento. Além de oferecer sombra para os veículos, o sistema contribui para a geração de energia limpa.
“Aproveitamos uma área degradada do antigo Parque Cesamar. Com isso, estamos atendendo a Legislação do Palmas Solar, que estabelece o uso de áreas degradadas para geração de energia solar”, explica Fábio Frantz, secretário da Sehafes (Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis).
“Estamos recuperando esta localidade, concentrando a planta, facilitando assim a manutenção e operação do Parque Solar para otimizar a gestão do sistema e trazer economia para o município,” ressaltou o executivo.
A iniciativa integra-se a outras ações sustentáveis da prefeitura, como os sistemas fotovoltaicos já instalados em 80% das escolas municipais, que possuem capacidade total de 3,8 MW, com 7,6 mil painéis solares.
Além disso, mais 504 painéis foram instalados nas feiras da cidade, reforçando o compromisso de Palmas com a transição energética e a sustentabilidade.