Projeto visa a sustentabilidade e redução de custos operacionais em 58 unidades de consumo
A CCR AutoBAn firmou um contrato para o fornecimento de energia solar a 58 unidades de consumo no sistema das rodovias Anhanguera-Bandeirantes, incluindo pedágios e pontos de apoio. O acordo, válido por dez anos, prevê a entrega de 1.460 MWh por ano, com energia proveniente de usinas fotovoltaicas localizadas em Iperó, Pirangi e Leme, no interior de São Paulo.
Com essa medida, a CCR AutoBAn espera economizar cerca de R$ 160 mil por ano e reduzir a emissão de 56 toneladas de CO₂ anualmente, por meio da modalidade de geração distribuída (GD).
A empresa anunciou que pretende encerrar 2024 com 100% de seus ativos abastecidos por fontes renováveis, antecipando em um ano a meta inicialmente divulgada.
De acordo com o vice-presidente de Sustentabilidade, Riscos e Compliance do Grupo CCR, Pedro Sutter, a estratégia energética envolve investimentos em produção própria de energia em diferentes modalidades e a migração de ativos para o mercado livre, com a assinatura de contratos associados à aquisição de certificados de energia renovável.
“Como um dos 50 maiores consumidores de energia do país, ampliar a participação de fontes renováveis em nossa matriz é um pilar central em nossa estratégia de redução da pegada de carbono das nossas operações”, explicou Sutter.
O modelo de geração solar distribuída também foi destacado como uma solução estratégica frente aos desafios e custos da geração centralizada, evidenciando o potencial dessa tecnologia para otimizar custos e promover a sustentabilidade em grandes operações.